注意:

The Funtoo Linux project has transitioned to "Hobby Mode" and this wiki is now read-only.

Difference between revisions of "GNOME First Steps/pt-br"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
(Created page with "Assim que terminar de configurar esse arquivo, adicione o serviço {{c|xdm}} ao nível de execução padrão para que o GDM inicie automaticamente quando o sistema terminar de...")
Line 114: Line 114:
}}
}}


Once you finish configuring that file, add the {{c|xdm}} service to the default runlevel so that GDM will start automatically when your system has finished loading other services.
Assim que terminar de configurar esse arquivo, adicione o serviço {{c|xdm}} ao nível de execução padrão para que o GDM inicie automaticamente quando o sistema terminar de carregar outros serviços.
{{c|xdm}} need dbus service started before. To achieve this:
{{c|xdm}} precisa que o serviço dbus tenha sido iniciado antes. Para alcançar isto:
{{console|body=
{{console|body=
###i## rc-update add dbus default
###i## rc-update add dbus default
###i## rc-update add elogind default
###i## rc-update add elogind default
}}
}}
Above command adds dbus to list of services to be started at boot. At this point, you are encouraged to reboot your system to get system services initialized in the proper state, and to ensure that any newly-rebuilt services are running:
O comando acima adiciona dbus à lista de serviços a serem iniciados na inicialização. Neste ponto, você é incentivado a reinicializar o sistema para que os serviços do sistema sejam inicializados no estado adequado e para garantir que todos os serviços recém-reconstruídos estejam em execução:


{{console|body=
{{console|body=

Revision as of 17:20, November 22, 2021

GNOME 3 é uma maneira fácil e elegante de usar seu computador. Ele foi projetado para colocar você no controle e trazer liberdade para todos. GNOME 3 é desenvolvido pela comunidade GNOME, um grupo internacional diversificado de contribuidores que é apoiado por uma fundação independente e sem fins lucrativos. Obtenha mais informações em [1].

Pré-requisitos

Antes de tentar instalar o Gnome, certifique-se de ter instalado e testado o Sistema de Janelas X em seu computador.

Preparando para emergir

Depois de verificar se você instalou o sistema de janelas X em seu computador, mude a versão do seu sistema (flavor) para desktop e habilite o mix-in de perfil gnome. Para fazer isso, execute o seguinte:

root # epro flavor desktop
root # epro mix-ins +gnome

Ao habilitar o gnome mix-in, várias configurações, incluindo a variável do portage USE, serão otimizadas para fornecer a você uma instalação do Gnome relativamente indolor.

Suporte opcional para Wayland

Com a versão 1.3, agora é possível usar o Wayland em vez do X como sua tecnologia de exibição. Para usuários iniciantes recomendamos permanecer com o X para um suporte mais efetivo. Se mesmo assim você gostaria de habilitar Wayland, pois é opcional - você deve executar o seguinte comando:

root # epro mix-ins +wayland
   Warning

Embora Wayland seja suportado no Funtoo, wayland em si não é considerado maduro e a maioria das pessoas obterá melhores resultados usando X em vez de wayland.

Ao usar o Wayland, se estiver usando drivers da Nvidia (nvidia-drivers), você deve habilitar manualmente o próprio KMS da NVIDIA adicionando o seguinte ao seu params em /etc/boot.conf: nvidia-drm.modeset=1. KMS deve ser habilitado "manualmente" ao usar nvidia-drivers.

X ou Wayland

Você vai querer ter certeza de executar etc-update ou dispatch-conf para atualizar seus arquivos de configuração depois que tudo emergir. Em particular, dê uma olhada em /etc/gdm/custom.conf e certifique-se de que a configuração a seguir esteja configurada para corresponder a você estar ou não executando o Wayland. Isso controla se o gdm é executado ou não usando o Wayland. Se o gdm iniciar no Wayland, ele será capaz de iniciar as sessões do X ou do Wayland. Se o Wayland estiver desabilitado no gdm, ele só poderá iniciar X sessões.

   /etc/gdm/custom.conf
[daemon]
WaylandEnable=true

Emergindo

Os repositórios do Funtoo Linux incluem dois "meta-pacotes" ebuild que podem ser usados para instalar o Gnome. Um deles, gnome-light instala um desktop Gnome básico com alguns aplicativos e jogos "extras" que podem ser encontrados em gnome-extra e games-* como categorias do portage, respectivamente. Se você estiver interessado em ter uma área de trabalho Gnome completa, com aplicativos extras, como visualizador de fotos, editor de texto, reprodutor de som, visualizador de fontes, etc., imediatamente após instalar os pacotes Gnome, considere a possibilidade de emergir o pacote gnome em vez de gnome-light.

   Note

Aplicativos individuais do Gnome podem ser instalados em cima de uma instalação do gnome-light, permitindo que você instale apenas os aplicativos que você precisa e limite inchaço desnecessário.

Abaixo estão duas listas comparando alguns dos diferentes pacotes instalados por padrão com uma instalação gnome-light e gnome:

gnome-lightgnome
Includes:
  • gnome-terminal
  • nautilus (the default Gnome file manager)
  • gnome-shell (can be removed using the -gnome-shell USE flag at installation)
  • gnome-control-center
Includes:
  • gnome-terminal
  • nautilus
  • gnome-shell
  • gnome-control-center
  • gnome-contacts
  • eog (an image viewing application)
  • gnome-weather
  • gnome-maps

... and many other applications.

Best for:
  • Users who want a smaller installation that uses less disk space
  • Users who are comfortable installing additional packages that they require when the need arises
Best for:
  • Users who want a full-featured Gnome desktop right after installation
  • Users who don't mind extra resources being used by additional applications installed on the system
How to install:

emerge gnome-light

How to install:

emerge gnome

As etapas que devem ser seguidas para criar o GNOME são as seguintes:

root # emerge -auDN @world
root # emerge gnome
   Important

Tenha certeza que VIDEO_CARDS definido em /etc/make.conf esteja de acordo com seu sistema. Isso é necessário mesmo se você estiver usando wayland.

Alguns toques finais

Drivers Proprietários da Nvidia

Embora muitos drivers de vídeo (aqueles que fazem parte do xorg-x11) não exijam que os usuários façam parte do grupo video para aceleração de hardware, os drivers NVIDIA proprietários definitivamente exigem isso. Certifique-se de que qualquer usuário não root faça parte do grupo video e certifique-se de que os módulos do kernel Nouveau (drivers não-proprietários) estejam na lista negra. As etapas de configuração para drivers NVIDIA proprietários podem ser encontradas no the NVIDIA Linux Display Drivers page

Outros drivers gráficos =

Os usuários de outros drivers gráficos normalmente não precisam realizar nenhuma etapa além de garantir que o mix-in gfxcard- correto esteja ativado e o sistema seja atualizado (via {{c|emerge -auDN @world} } para garantir que este suporte esteja ativo. Veja a seção Graphics Settings da documentação de instalação para mais informações sobre os diferentes mix-ins disponíveis.

Configurando o xdm (login da GUI)

A maioria dos usuários do Gnome fica satisfeita usando gdm, o gerenciador de exibição do Gnome, para fazer login no Gnome. Para esclarecer: um gerenciador de exibição fornece uma interface gráfica durante a inicialização do sistema que permite aos usuários fazer login em um ambiente de área de trabalho.

Por padrão, o GNOME exibe o arquivo /etc/motd por vários segundos após você efetuar login via GDM. A melhor maneira de eliminar esse atraso é remover o arquivo desnecessário /etc/motd, que contém apenas informações relacionadas a quando seu estágio 3 foi construído:

root # rm /etc/motd

Por padrão, após a instalação do Gnome, o GDM não é habilitado. Para habilitar o GDM, edite /etc/conf.d/xdm e defina a variável DISPLAYMANAGER para gdm em vez do padrão, xdm. Quando terminar, seu arquivo /etc/conf.d/xdm deve ser semelhante a:

   /etc/conf.d/xdm
# We always try and start X on a static VT. The various DMs normally default
# to using VT7. If you wish to use the xdm init script, then you should ensure
# that the VT checked is the same VT your DM wants to use. We do this check to
# ensure that you haven't accidentally configured something to run on the VT
# in your /etc/inittab file so that you don't get a dead keyboard.
CHECKVT=7

# What display manager do you use ?
# NOTE: If this is set in /etc/rc.conf, that setting will override this one.
DISPLAYMANAGER="gdm"

Assim que terminar de configurar esse arquivo, adicione o serviço xdm ao nível de execução padrão para que o GDM inicie automaticamente quando o sistema terminar de carregar outros serviços. xdm precisa que o serviço dbus tenha sido iniciado antes. Para alcançar isto:

root # rc-update add dbus default
root # rc-update add elogind default

O comando acima adiciona dbus à lista de serviços a serem iniciados na inicialização. Neste ponto, você é incentivado a reinicializar o sistema para que os serviços do sistema sejam inicializados no estado adequado e para garantir que todos os serviços recém-reconstruídos estejam em execução:

root # reboot

After the system reboots, log in and start the xdm service:

root # /etc/init.d/xdm start

Hopefully, all goes well and you see a graphical login screen. If you would like xdm to start automatically at boot, you can add it to your default runlevel as follows:

root # rc-update add xdm default

Setting up xinitrc (text-based log-in)

If, instead of using a display manager like GDM, you would rather log into the console and start Gnome from there, add the following to your ~/.xinitrc file:

   ~/.xinitrc
# Fix Missing Applications in Gnome
export XDG_MENU_PREFIX=gnome-

# Properly Launch the Desired X Session
exec ck-launch-session gnome-session
   Note

If you need support for different input sources, there is no longer a need to configure IBus or SCIM in your ~.xinitrc file as GNOME uses IBus natively. Simply configure it in the Gnome Control Center under the Region & Language section.

Upgrading from older Gnome releases

To update either gnome-light or gnome to a newer version, run the following command:

root # emerge -vauDN world

Subsystems

Bluetooth

For bluetooth support under Gnome, ensure that:

  1. Bluetooth support is enabled within your kernel (using modules is fine).
  2. Your bluetooth hardware is turned on.
  3. Your user is in the plugdev group.

After ensuring those two things, the bluetooth startup script can be added to the default runlevel and started:

root # rc-update add bluetooth default
root # rc

Once the rc command has been run, the bluetooth init file has been run, meaning that you should now be able to navigate to the Gnome Control Center's Bluetooth section to turn bluetooth on. The icon next to devices should now animate and you should be able to discover and add devices such as bluetooth keyboards and mice.

   Note

Additional kernel drivers may be necessary for certain input devices. For example, for the bluetooth Apple Magic Trackpad, the following option must be enabled in your kernel:

Under Device Drivers-->HID support-->HID bus support-->Special HID drivers:

<M> Apple Magic Mouse/Trackpad multi-touch support

Printing

To enable printing support, add the cupsd init file to the default runlevel and then start the cupsd service by running the rc command:

root # rc-update add cupsd default
root # rc

You should now be able to navigate to the Gnome Control Center's Printers sections and add printers to your system. After adding printers to your system, you should, hopefully, be able to print to them. If you have troubles with the default printer drivers, consider reading

Scanning

To enable scanning support, add your user account (and the accounts of any other users who may need to scan) to the lp group. By adding your user account to this group, you will have access to any locally attached scanner:

root # gpasswd -a <username> lp

After adding yourself and any other desired users to the lp local printing group, install xsane, a graphical scanning frontend, by running the following command:

root # emerge xsane

When you run xsane, it should be able to access your scanner.

Automatically Starting Applications at Login

When using an old-fashioned Template:~/.xinitrc, loading applications when X starts is relatively easy, simply add different applications to launch on separate lines in the file. When using GDM, this can also be accomplished with ease by editing the ~/.xprofile file. Here is a sample ~/.xprofile that runs the xflux application to dim a computer's monitor at night:

   ~/.xprofile
xflux -z 87107
   Note

Remember to add an & at the end of any command that doesn't return directly to the shell prompt after running.

Games

Gnome has a plethora of games that can be added to your installation of either gnome-light or gnome. By default, the majority of Gnome games are not included in the gnome and gnome-light packages. If you are interested in playing games under Gnome, or for that matter, any other desktop environment, you will want to add your user account to the games group. This can be accomplished easily by running the following command:

root # gpasswd -a $USER games

The above command appends games to the list of groups that you are already a member of. Once your user account has been added to the games group, you should log out and log back in to apply the changes to your user at log-in. Below is a list of games that were developed by the Gnome team with the Gnome desktop environment in mind:

  • gnome-sudoku
  • gnome-mastermind
  • gnome-nibbles
  • gnome-robots
  • gnome-chess
  • gnome-hearts
  • gnome-mahjongg
  • gnome-mines
  • gnome-klotski
  • gnome-tetravex
  • gnomeboyadvance
  • gnome-mud

To install any of the above games, simply run an:

root # emerge <gamename>