(Created page with "As etapas a seguir mostrarão como configurar um ambiente LXD básico no Funtoo Linux. Esse ambiente basicamente usa a configuração padrão do LXD - e será chamada de {{c |...")
As etapas a seguir mostrarão como configurar um ambiente LXD básico no Funtoo Linux. Esse ambiente basicamente usa a configuração padrão do LXD - e será chamada de {{c | lxdbr0}}, e usará o NAT para fornecer acesso à Internet aos seus contêineres. Além disso, será criado um pool de armazenamento padrão que simplesmente usará o armazenamento do sistema de arquivos existente, criando um diretório em {{f|/var/lib/lxd/storage-pools/default}} para armazenar os contêineres criados. São possíveis configurações mais sofisticadas que usam pontes de rede dedicadas conectadas a interfaces físicas sem NAT, bem como pools de armazenamento dedicados que usam [[Especial: MyLanguage/ZFS|ZFS]] e [[Especial: MyLanguage/BTRFS|BTRFS]] - no entanto, esses tipos de configurações geralmente são um exagero para uma estação de trabalho do desenvolvedor e devem ser tentados apenas por usuários avançados. Portanto, não os cobriremos aqui.
As etapas a seguir mostrarão como configurar um ambiente LXD básico no Funtoo Linux. Esse ambiente usará essencialmente a configuração padrão do LXD -- será criado um chamado {{c|lxdbr0}} que usará NAT para fornecer acesso à Internet aos seus contêineres. Além disso, será criado um pool de armazenamento padrão que simplesmente usará o armazenamento do seu sistema de arquivos existente, criando um diretório em {{f|/var/lib/lxd/storage-pools/default}} para armazenar quaisquer contêineres que você criar. São possíveis configurações mais sofisticadas que usam pontes de rede dedicadas conectadas a interfaces físicas sem NAT, bem como pools de armazenamento dedicados que usam [[Special:MyLanguage/ZFS|ZFS]] e [[Special:MyLanguage/btrfs|btrfs]] -- no entanto, esses tipos de configurações são geralmente um exagero para uma estação de trabalho de desenvolvedor e devem ser tentados apenas por usuários avançados. Então não vamos cobri-los aqui.
Latest revision as of 18:44, October 12, 2022
As etapas a seguir mostrarão como configurar um ambiente LXD básico no Funtoo Linux. Esse ambiente usará essencialmente a configuração padrão do LXD -- será criado um chamado lxdbr0 que usará NAT para fornecer acesso à Internet aos seus contêineres. Além disso, será criado um pool de armazenamento padrão que simplesmente usará o armazenamento do seu sistema de arquivos existente, criando um diretório em /var/lib/lxd/storage-pools/default para armazenar quaisquer contêineres que você criar. São possíveis configurações mais sofisticadas que usam pontes de rede dedicadas conectadas a interfaces físicas sem NAT, bem como pools de armazenamento dedicados que usam ZFS e btrfs -- no entanto, esses tipos de configurações são geralmente um exagero para uma estação de trabalho de desenvolvedor e devem ser tentados apenas por usuários avançados. Então não vamos cobri-los aqui.