Note

The Funtoo Linux project has transitioned to "Hobby Mode" and this wiki is now read-only.

Install/Kernel/pt-br

From Funtoo
< Install
Revision as of 18:32, September 27, 2018 by Kyetoy (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(中国大陆)‎

Guia de Instalação: Kernel

Install Guide, Chapter 13 < Prev Next >

O tarball com o estágio 3 de Funtoo Linux inclui um kernel pré compilado chamado de debian-sources. Isso torna a instalação mais rápida e fácil. Para ver qual versão do debian-sources está instalada, digite:

(chroot) # emerge -s debian-sources
Searching...    
[ Results for search key : debian-sources ]
[ Applications found : 1 ]

*  sys-kernel/debian-sources
      Latest version available: 3.19.3
      Latest version installed: 3.19.3
      Size of files: 81,292 kB
      Homepage:      http://www.debian.org
      Description:   Debian Sources (and optional binary kernel)
      License:       GPL-2

Se a versão mais recente for igual a versão já instalada, o kernel debian-sources já estará pré compilado e você poderá pular o restante da seção Kernel e prosseguir para a seção Instalando um Gerenciador de Arranque.

   Important

Neste ponto, é aconselhável emergir o mais recente pacote sys-kernel/linux-firmware, porque alguns drivers contam com binários (blobs) e com arquivos de firmware. Hardware como: cartões wi-fi, placas gráficas, placas de rede e outros, não funcionarão corretamente se o firmware relacionado não estiver presente.

Construindo o Kernel

Se deseja construir seu próprio kernel, por favor siga os passos seguintes:

   Note

Veja Funtoo Linux Kernels para uma lista completa dos kernels suportados em Funtoo Linux. Recomendamos debian-sources para usuários novatos .

   Important

debian-sources utiliza um sinalizador binary em USE e requer, ao menos, 20 GB de espaço em disco livre na partição /var/tmp. Compilar o kernel usando um processador Intel Core i7 leva em média uma hora.

Emergindo um kernel:

(chroot) # emerge debian-sources

Uma vez que que o emerge for concluído, um kernel novo em folha e um arquivo initramfs serão instalados em /boot, os cabeçalhos do kernel estarão em /usr/src/linux, e você estará pronto para configurar o gerenciador de inicialização boot-update para tornar esse kernel o padrão na inicialização.

   Warning

Se você tiver um sistema RAID na sua máquina, a instalação do kernel irá puxar a ferramenta mdadm como uma dependência. É importante editar o arquivo /etc/mdadm.conf antes de reinicializar a máquina, para que o RAID seja devidamente reconhecido e configurado antes que o kernel tente montá-lo na árvore. Não fazer isso resultará em um sistema inutilizável ou mesmo não inicializável! Para detalhes específicos, consulte o manual de mdadm ou a página ebuild do mdadm.

   Note

Aos usuários de placas NVIDIA: o sinalizador (flag) binary está definido em USE e instala o driver Nouveau. Esses drivers não podem ser carregados ao mesmo tempo que os drivers proprietários da Nvidia ,e não podem ser descarregados em tempo de execução devido ao KMS. Você precisa colocá-lo na lista negra (blacklist) como indicado a seguir:

  1. echo "blacklist nouveau > /etc/modprobe.d/nouveau.conf
   Note

Para uma visão geral de outras opções do kernel para o Funtoo Linux, veja Funtoo Linux Kernels. Pode haver módulos que o kernel do Debian não inclui, uma situação em que o genkernel seria útil. Certifique-se também de ver as hardware compatibility informações de compatibilidade de hardware.