The Funtoo Linux project has transitioned to "Hobby Mode" and this wiki is now read-only.
Install/Network/pt-br
Guia de Instalação: Rede
Install Guide, Chapter 15 | < Prev | Next > |
É importante garantir que você será capaz de se conectar à sua rede local depois de reinicializar o Funtoo Linux. Existem três abordagens que você pode usar para configurar sua rede: NetworkManager, dhcpcd e os scripts de rede Funtoo Linux Networking. Veja como escolher qual deles usar com base no tipo de rede que você deseja configurar.
Wi-Fi
Para sistemas portáteis e móveis, onde você usará Wi-Fi em "roaming" e fará conexões a diferentes redes, o pacote NetworkManager é altamente recomendado. Como quase todos os cartões Wi-Fi exigem um firmware para operar, é recomendável que você instale o pacote 'linux-firmware.
(chroot) # emerge linux-firmware networkmanager
Dependendo da sua arquitetura, você poderá ver uma mensagem semelhante à seguinte:
The following USE changes are necessary to proceed ...
Isso significa que seus sinalizadores em USE precisam ser atualizados para permitir essa instalação. Por enquanto, você pode deixar o portage manipular isso para você adicionando a sinalização --autounmask-write
:
(chroot) # emerge linux-firmware networkmanager --autounmask-write
A seguir, atualize os arquivos de configuração:
(chroot) # dispatch-conf
Aceite a nova configuração pressionando u
. Então, você pode continuar a instalar o NetworkManager:
(chroot) # emerge linux-firmware networkmanager (chroot) # rc-update add NetworkManager default
O comando acima garantirá que o NetworkManager seja iniciado após você inicializar no Funtoo Linux. Depois de concluir essas etapas de instalação e inicializar no Funtoo Linux, é possível usar o comando nmtui
(que possui uma interface baseada no console e fácil de usar) para configurar o NetworkManager para que ele se conecte (e reconecte automaticamente, após a reinicialização ) a um ponto de acesso Wi-Fi:
root # nmtui
Para obter mais informações sobre o NetworkManager, consulte o NetworkManager package page.
O pacote wpa_supplicant também é uma boa opção para conexões de rede sem fio. Veja o net-wireless/wpa_supplicant para entender as etapas envolvidas na configuração do wpa_supplicant.
Desktop (Com Fio e com DHCP)
Para uma estação de trabalho ou um PC doméstico com Ethernet com fio, e que usará o protocolo DHCP para obter um IP, a opção mais simples e eficaz para habilitar a conectividade de rede é simplesmente adicionar o serviço dhcpcd
ao nível de execução padrão:
(chroot) # rc-update add dhcpcd default
Quando você reinicializar, o serviço dhcpcd
será executado em segundo plano, e gerenciará todas as interfaces de rede, usará o DHCP para adquirir endereços de rede a partir de um servidor DHCP.
Se o seu servidor DHCP utiliza o encaminhador do Sistema de Nomes de Domínio (dnsmasq), ele poderá ser configurado para atribuir endereços IP através do endereço MAC para tornar o uso dos servidores no DHCP viável.
Servidor (IP Estático)
Para servidores, os scripts de rede Funtoo Linux Networking são recomendados. Eles são otimizados para configurações estáticas e situações como o uso de uma Ethernet virtual para configurações de virtualização. Consulte Funtoo Linux Networking para obter informações sobre como usar o sistema de configuração de rede baseada em modelos do Funtoo Linux.
Nome de Host
Por padrão, Funtoo usa "localhost" como um nome do host. Embora o sistema funcione perfeitamente usando esse nome, alguns ebuilds se recusam a instalar ao detectar localhost como nome do host. Esse nome padrão também pode criar confusão se vários sistemas usarem o mesmo nome de host. Portanto, é aconselhável alterá-lo para um nome mais significativo. O nome do host em si é arbitrário, o que significa que você pode escolher praticamente qualquer combinação de caracteres, desde que faça sentido para o administrador do sistema. Para alterar o nome do host, edite
(chroot) # nano /etc/conf.d/hostname
Procure a linha que começa com o nome do host (hostname) e altere a entrada entre as aspas. Salve o arquivo, na próxima reinicialização Funtoo utilizará o novo hostname.
Não use caracteres especiais no nome do host, pois o Shell pode interpretá-los, levando a resultados imprevisíveis. Use caracteres do alfabeto Latino: [a-z], [A-Z], [0-9]
Use nomes de host curtos (de 8 ou 10 caracteres) para evitar que a tela do terminal seja preenchida com um longo nome de host, deixando pouco espaço para o próprio comando. Isso se torna particularmente evidente ao codificar longas seqüências de comandos em várias linguagens de programação como: Bash, Python, SQL e Perl.