Note:

The Funtoo Linux project has transitioned to "Hobby Mode" and this wiki is now read-only.

Difference between revisions of "Install/pt-br/Portage"

From Funtoo
Jump to navigation Jump to search
 
(One intermediate revision by one other user not shown)
Line 1: Line 1:
<noinclude>
{{InstallPart|an introduction to Portage}}
</noinclude>
=== Introduzindo o Portage ===
=== Introduzindo o Portage ===


Line 42: Line 45:
{{fancyimportant|1=
{{fancyimportant|1=
Certifique-se de que leu quaisquer mensagens de post do emerge e de seguir as instruções. É especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.}}
Certifique-se de que leu quaisquer mensagens de post do emerge e de seguir as instruções. É especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.}}
[[Category:pt_BR]]

Latest revision as of 14:22, July 9, 2015


   Note

This is a template that is used as part of the Installation instructions which covers: an introduction to Portage. Templates are being used to allow multiple variant install guides that use most of the same re-usable parts.


Introduzindo o Portage

Portage, o gerenciador de pacotes do Funtoo Linux possui um comando chamado emerge que é utilizado para construir e instalar pacotes a partir do código fonte. ele também cuida para instalar todas as dependências de pacotes. Você invoca o emerge assim:

(chroot) # emerge packagename

Quando você instala um pacote especificando seu nome na linha de comando, o Portage grava seu nome no arquivo /var/lib/portage/world. Ele faz assim por que ele assume que, desde que você tem instalado o pacote por nome, você quer considerá-lo parte do seu sistema e quer manter o pacote atualizado no futuro. Isso é recurso útil, desde quando pacotes estão sendo adicionados a configuração world, podemos atualizar nosso sistema inteiro ao digitar:

(chroot) # emerge --sync
(chroot) # emerge -auDN @world

Esse é o modo "oficial" de atualizar o seu sistema Funtoo Linux. Acima, nós atualizamos nossa arvore Portage (Portage tree) utilizando o git para obter a ultima versão dos ebuilds (scripts), e depois executar um comando emerge para atualizar o conjunto de pacotes world. As opções especificadas diz ao emerge para:

  • a - Nos mostra o que será emergido (emerged), e nos perguntará se queremos prosseguir.
  • u - Atualiza os pacotes que especificarmos -- não emerja-os novamente se eles já estão emergidos.
  • D - Considere a arvore de dependência inteira de pacotes quando procurar por atualizações. Em outras palavras, faça uma atualização profunda.
  • N - Atualizar quaisquer pacotes que tenha alterado (novas) configurações de USO.

Você deve também considerar passar --with-bdeps=y quando emergir @world, ao menos de vez em quando. Isso atualizará as build dependencies também.

Claro que, as vezes queremos instalar um pacote mas não adicioná-lo ao arquivo world. Com frequência isso é feito por que você só quer o pacote instalado temporariamente ou por que você sabe que pacote é uma dependência de outro pacote. Se esse comportamento for desejado, você invoca o emerge assim:

(chroot) # emerge -1 packagename

Usuários avançados podem estar interessado na página wiki do Emerge.

Atualizando o World

Agora é na verdade uma hora muito boa para atualizar o sistema por completo e pode ser uma boa ideia fazer tal antes do primeiro boot.

(chroot) # emerge --sync
(chroot) # emerge -auDN @world
   Important

Certifique-se de que leu quaisquer mensagens de post do emerge e de seguir as instruções. É especialmente verdade se você atualizou o perl ou python.